top of page

Portal Black Fem




Muito antes do portal se tornar um site, ele já existia, mas apenas como Black Fem, uma página de conteúdo voltado para o público negro no Facebook, pautando referências intelectuais e estéticas, especialmente para mulheres negras. Em pouco tempo de criação, a página reuniu mais de 5 mil seguidores e hoje conta com cerca de 20 mil. I'sis Almeida e Lavínia Oliveira, idealizadoras do projeto, ao sentirem necessidade de criar conteúdo próprio e estudar o público juvenil, decidiram trabalhar textos com foco em artigos e notícias cuja linguagem fosse acessível para jovens e adolescentes negras bem como jovens negros no geral. Assim, lançaram um processo seletivo para contribuição voluntária de mulheres negras para que fosse possível começar a idealização.


Em 2018, 12 mulheres negras entre os estados da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo foram selecionadas para integrar o time de criadoras de conteúdo do Portal Black Fem por meio de inscrição online. O site foi criado através de financiamento coletivo realizado pelo grupo na plataforma Vakinha e lançado em dezembro de 2018, apresentando a temática do Kwanzaa, uma celebração afro-americana alternativa às festas de base ocidental de passagem de ano como natal e ano novo.


Ao todo foram 8 edições publicadas, todas com temáticas direcionadas a adolescentes e jovens adultas negras. O portal é um dos poucos brasileiros voltados ao público teen, e produzido única e exclusivamente por mulheres negras. Entre os eventos de destaque do grupo está a participação na Campus Party Ba 2 (CPBA 2) no painel da PyLadies Brasil em maio de 2018 para contar sobre o projeto e divulga a campanha de financiamento, a participação no bate-papo da Conferência Brasil Nordeste: pontes para o agora! em junho de 2018 no painel "Tecnologia como canal de empoderamento" e da realização própria, a roda de conversa: "Da Infância à vida adulta: caminho para a cura de mulheres negras" com apoio do Ponto de Cultura Uniraam e da Boiada Multicor, realizada no Pelourinho em Salvador-Ba.



Registros da roda de conversa: "Da infância à adolescência: caminhos para a cura de mulheres negras. Foto 1: Lara Carina, Brenda Cruz, I'sis Almeida, Giulia Estrela e Lavínia Oliveira


Atualmente o projeto encontra-se inativo em função da pandemia e da falta de financimaneto. I'sis coordenou a equipe junto a Lavínia Oliveira e outras integrantes por dois anos.

Comments


IMG_1882 (2).jpg

Sobre mim

Jornalista, Bacharela Interdisciplinar em Artes e Técnica em Comunicação Visual que topa tudo quando o assunto é comunicação. Saiba Mais

 

© 2023 by Going Places. Proudly created with Wix.com

Inscreva-se na lista de e-mails

Obrigada!

  • LinkedIn - Círculo Branco
bottom of page